Curso de Agricultura Sintrópica

Carregando Cursos

SOBRE O CURSO

Data 08 a 10 de novembro de 2018.

Número de vagas 32.

HORÁRIOS

Quinta 08:00 às 18:00

Sexta 08:00 às 18:00

Sábado 08:00 às 17:00

Intervalo para o almoço 12:00 as 14:00.

INSTRUTOR

Fernando Rebello – Biólogo e engenheiro agrônomo. Aluno de Ernst Götsch há 23 anos. Fundador do Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica – CEPEAS. Atualmente desenvolvendo trabalhos de Agricultura Sintrópica no entorno do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros – Goiás, Rio Grande do Sul, Chile e Austrália.

INSTRUTORES CONVIDADOS

Marcelo Martins Ribeiro – Engenheiro Agrônomo (UNESP-1996), com especialização em Agroecologia (MDA e Universidade de Berkeley/2005), Desenvolvimento Regional (UFPR/2006) e Agricultura Biodinâmica (Associação Elo e UNIUBE/2011). Formado como Facilitador pelo Programa Germinar (2009) e Gaia Education em São Paulo (UMAPAZ/2008). Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia pela UFRRJ (2014). É membro e consultor da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (www.biodinamica.org.br), sócio-diretor da Ecotoré Serviços Socioambientais (www.ecotore.com.br), organizador do Gaia Education em Botucatu e São Paulo (www.gaiaeducation.org) e assistente técnico em meio ambiente da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Educador e consultor em Sistemas Agroflorestais, Agroecologia e Meio Ambiente desde 1997.

João Batista de Oliveira – Técnico Florestal e Gestor Ambiental com formação em Agricultura biodinâmica pela Universidade Livre Emerson College – Sussex – England. Coordenador de Atividades Ambientais junto à organizações não governamentais, escolas e associações locais no município de Botucatu – SP. Em 1998 fundou a ONG Nascentes onde coordena projeto de coleta de sementes, produção de mudas de espécies nativas e Educação Ambiental junto ao Horto Florestal da Escola Aitiara, Estância Demétria – Botucatu-SP. Há mais de 15 anos vem trabalhando com identificação e classificação de plantas do Cerrado no Estado de São Paulo com objetivo de publicação de um guia popular. Desenvolve trabalhos de recuperação de mananciais e plantio de espécies nativas por meio de sistemas agroflorestais, usando o sistema de ilhas de diversidade.

INVESTIMENTO

R$ 480,00. Formulário para inscrição no final da página.
Dúvidas: contato@cepeas.org.

BOLSAS

Estamos oferecendo bolsas de até 80% para Agricultores(as) Familiares, estudantes/recém-formados das áreas de ciências agrárias e biológicas. Para aplicar para a bolsa, preencha o formulário, dizendo o por que você merece a bolsa, o tipo de bolsa e anexe um documento que comprove o tipo de bolsa selecionada.

solicitar bolsa

O QUE LEVAR

Tesoura de poda, facão e serrote de poda, sapato fechado, protetor solar, chapéu, capa de chuva, bota, calças para campo, material para anotações.

PRÉ-REQUISITOS RECOMENDADOS

Leitura do livro Princípios de agricultura sintrópica (disponível na biblioteca do site).

Ter visto os filmes

Life in Syntropy

A bluevision de Ernst Götsch

 

ONDE SE HOSPEDAR

A cidade de Botucatu fica a 20min do local do curso e possui muitas opções de hotéis e pousadas.

Próximo ao local do curso há a Pousada Guaimbê – pousadaguaimbe.com.br e o restaurante Jardim (pra quem pretende almoçar perto do curso).

A estadia não está incluída no valor do Curso de Agricultura Sintrópica e não é gerenciada pelo CEPEAS. Reservas poderão ser feitas diretamente com a pousada de sua preferência.

COMO CHEGAR

Av. Demétria, 71 – ao lado da Pizzaria da Bel. Bairro Demétria, Botucatu / SP.

PROGRAMAÇÃO

  1. Introdução aos Princípios de Agricultura Sintrópica – Princípios que regem a Agricultura Sintrópica. Exemplos de sistemas de produção sob o ponto de vista sintrópico (grãos, fruticultura, criação de gado, produção de hortaliças).
  2. Agricultura Sintrópica exemplificada em vários ecossistemas – Como iniciar sistemas sintrópicos no Cerrado, na Mata Atlântica, Amazônia e Caatinga.
  3. Temas a serem trabalhados – como mudar os nossos sistemas de produção, os quais funcionam por meio de inputs pesados de insumos externos, para sistemas funcionando via processos, ou, como casar alta produtividade de nossos agroecossistemas com o constante enriquecimento das áreas trabalhadas e sem depender de insumos externos como adubos químicos ou orgânicos, maquinaria pesada, pesticidas e irrigação. Os participantes poderão conhecer exemplos de agricultura sintrópica aplicados a hortaliças, fruticultura, grãos, madeira e pecuária consorciada com a produção intensiva de madeira e vice-versa.
  4. Parte prática – manutenção e sincronização de sistemas produtivos já estabelecidos, entendendo a estratificação por meio das podas. Implantação de sistemas agroflorestais a partir de hortaliças e pomares.

TERMOS E CONDIÇÕES

Termo de Cancelamento ou Adiamento de Curso ou Inscrição

Cancelamento por Iniciativa do CEPEAS

  1. O CEPEAS se reserva o direito de adiar a data de início do curso, ou mesmo cancelá-lo, em caso de adoecimento do instrutor e por número insuficiente de inscritos para realizá-lo, com até 48 (quarenta e oito) horas de antecedência da data prevista para seu início;
  2. Na hipótese de CANCELAMENTO por iniciativa do CEPEAS, será devolvido, automaticamente, 100% (cem por cento) do valor pago pelo inscrito no prazo de até 30 (trinta) dias corridos.
  3. Na hipótese de ADIAMENTO por iniciativa do CEPEAS, será devolvido, mediante requerimento expresso do inscrito pelo e-mail contato@cepeas.org, o valor pago. A devolução será feita por meio de depósito na conta bancária indicada pelo inscrito, em até 30 (trinta) dias corridos; caso o inscrito não tenha interesse ou condições de participar da nova data estipulada para o curso.

NOTA:

O CEPEAS não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo inscrito, seja a que título for, tais como: passagens aéreas ou rodoviárias; taxas de embarque, combustíveis, pedágios, hospedagens etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Cancelamento por Iniciativa do Inscrito

Antes do Início do Curso

  1. Na hipótese de desistência do inscrito em até 10 (dez) dias antes do início das aulas, ficará retido 25% do valor pago na Inscrição devido aos custos operacionais/administrativos.
  2. Na hipótese de desistência do inscrito entre 9 (nove) dias antes do início das aulas e a data de inicio das aulas, terá o inscrito direito a 50% do valor pago na Inscrição.
  3. O Cancelamento deverá ser solicitado ao CEPEAS pelo e-mail: contato@cepeas.org.

O reembolso será efetuado por meio de depósito bancário, em conta corrente indicada pelo inscrito; em até 30 (trinta) dias corridos, após a formalização do cancelamento por parte deste.

Após Iniciado o Curso

Para aqueles que não nos comunicar do adiamento ou cancelamento até o primeiro dia do curso não terá direito a restituição financeira.

Ingressos

25 disponível
Curso Agricultura Sintrópica - Botucatu - Novembro 2018R$480,00Valor referente a inscrição para o curso de Agricultura Sintrópica que será realizado na cidade de Botucatu-SP. Não inclui estadia e alimentação.

Por favor preencha todos os campos obrigatórios

Comentários